domingo, 15 de abril de 2012

Local, técnicas e equipamentos

Local
O judô é normalmente praticado em um ginásio fechado, sobre um tatame. O tatame tradicional japonês é feito de palha de arroz prensada revestida com esteira de junco e faixa preta lateral. Atualmente o composto que reveste o solo de uma luta é feito de material sintético. O tatame é composto pela área de combate (espaço onde os judocas se enfrentam), pela zona de perigo (faixa vermelha que indica o fim da área de combate e a necessidade de retornar à mesma) e a área de segurança (local fora da área de combate em que não é válido nenhum tipo de golpe).
A área de combate é um quadrado de 8m a 10m de comprimento e conta com duas marcações, que são os locais onde os judocas iniciam as lutas. A zona de perigo tem 1m de largura, e a área de segurança tem 3m de comprimento.

Técnicas
Existem diversos tipos de golpes no judô, divididos em 12 técnicas diferentes: Nage-waza (arremesso); Tachi-waza (em pé); Te-waza (braço); Koshi-waza (quadril); Ashi-waza (perna); Sutemi-waza (sacrifício); Mae-sutemi-waza (sacrifício para trás); Yoko-sutemi-waza (sacrifício para o lado); Katame-waza (domínio no solo); Osae-waza (imobilização); Shime-waza (estrangulamento) e Kansetsu-waza (luxação).

EquipamentosA vestimenta do judoca é o quimono, uma jaqueta e uma calça de cotton azul ou branco (para identificação durante a luta) confortáveis, para que o lutador consiga realizar os movimentos com facilidade. O quimono é amarrado por uma faixa, que simboliza a graduação do judoca. Um iniciante começa com a faixa branca, e, de acordo com a evolução de seu aprendizado, recebe, pela ordem, as faixas amarela, laranja, verde, azul, marrom e, finalmente, a preta.
Quando o lutador recebe a faixa preta, ele alcança o primeiro dan (grau) para tornar-se um mestre. Do 1º ao 5º dan a faixa é preta, e torna-se branca e vermelha do 6º ao 8º dan. Somente no 9º e no 10º ela se torna vermelha.

Quimono

Nenhum comentário:

Postar um comentário